• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SABADÃO SERTANEJO

com

JEFERSON THIAGO

Primeira diretoria da Agência de Defesa Agropecuária toma posse.

A agência foi criada em dezembro de 2011 para executar serviços de fiscalização e inspeção de sanidade agropecuária no Estado.

Image
  • 08 de Maio de 2012
  • 328

O governador Beto Richa empossou ontem, no Palácio Iguaçu, os primeiros diretores da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná. A agência foi criada em dezembro de 2011 para executar serviços de fiscalização e inspeção de sanidade agropecuária no Estado.

Segundo o governador, a criação da Agência vai modernizar o sistema de defesa sanitária estadual e garantir a oferta de produtos paranaenses de qualidade nos principais mercados do mundo. Beto disse que um objetivo especial é atingir a condição de área livre de febre aftosa sem vacinação, e este é o compromisso que assumiu com o setor produtivo.

Beto destacou que entre os objetivos do governo estadual está a reconquista do mercado russo, ampliação da fatia do Paraná nas exportações brasileiras para a China e a abertura do comércio com a comunidade Européia A diretoria da Adapar será composta pelo médico veterinário Inácio Afonso Kroetz, o médico veterinário Silmar Burer, o engenheiro agrônomo Adriano Luiz Ceni Riesemberg, e o engenheiro agrônomo Adalberto Luiz Valiati.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, elogiou a formação profissional dos diretores da Adapar e disse que a escolha dos ocupantes levou em consideração questões técnicas e de qualificação profissional.

O diretor-presidente da Adapar, Inácio Afonso Kroetz, agradeceu a confiança do governador e do secretário e destacou a importância da criação de uma Agência de Defesa Agropecuária para regulamentar o agronegócio e apoiar os produtores paranaenses.

O presidente da Faep, Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Ágide Meneguette, afirmou que a criação da Agência de Defesa Agropecuária era um desejo antigo do setor.

Com a posse da diretoria, o governo estadual vai autorizar a realização de concurso público para a contratação de médicos veterinários e engenheiros agrônomos que vão compor a estrutura da nova autarquia.

A legislação que criará os novos cargos será votada pela Assembleia Legislativa ainda neste mês.