Geral

Esquenta Expovizinhos trouxe novidades sobre estandes, animais e estrutura do parque

Programa terá periodicidade quinzenal e foi pensado para apresentar ao público tudo que vai acontecer na feira da indústria, comércio e turismo.

Image
  • 04 de Setembro de 2025
  • Foto: Assessoria

  • 45

Na noite desta quarta-feira, 3 de setembro, foi ao ar a primeira edição do vídeocast Esquenta Expovizinhos. A partir de agora, com periodicidade quinzenal, o programa vai apresentar para a sociedade e toda a imprensa regional as novidades da feira da indústria, comércio, agronegócio e turismo de Dois Vizinhos que acontece entre os dias 26 e 30 de novembro. A transmissão aconteceu dos estúdios BlackBox, do Grupo Pagnoncelli de Comunicação, e, nesta primeira edição, os convidados foram Nilton ‘Tega’ Almeida, presidente da Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI), Carlos Mangini, secretário de planejamento, que representou a Prefeitura, e Saulo Matos presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL).

Tega destacou que, para o agronegócio, a grande novidade é a realização de três leilões. “Já estamos, desde janeiro, nos organizando, correndo atrás, fazendo reuniões, preparando a nossa feira. No agro, normalmente, eram feitos dois leilões e, em 2025, optamos em fazer três: um no dia 23, no domingo que antecede a exposição, que é o leilão de abertura e terá gado geral; o segundo no dia 28 que é o leilão de aniversário de Dois Vizinhos com gado de elite e no domingo, dia 30, o leilão de enceramento do ano e das atividades com gado geral e reprodutores. Também esse último leilão abre oportunidade para comercializar os animais expostos, aqueles que ficam nas argolas. Inclusive, vamos montar algumas baias para a exposição dos animais rústicos e isso vai dar mais segurança para o nosso público”, destacou.

Ele já adiantou algumas novidades pensadas para a Expovizinhos. “Estamos alinhando para receber o núcleo cara branca, com animais Hereford, Braford que são muito bem aceitos na região e, por isso, teremos um galpão destinado para eles, inclusive, com rankeamento. Também vamos ter rankeamento de ovinos e caprinos, isso deve aumentar o número de animais expostos e o nosso vice-presidente, Davi Chioca Júnior, está movimentando a questão do cavalo para termos exposição de equinos. Claro que teremos ainda os pequenos animais que já estamos organizando porque é uma grande atração”, completou.

Saulo Matos, pesidente da ACEDV/CDL, exaltou a boa comercialização dos espaços para expositores. “A Expovizinhos é muito bem respaldada, desde a busca por patrocinadores, apoiadores, na estrutura e é um produto que se vende sozinho. Eu me orgulho de ver que, no hall de patrocinadores, temos muitos associados da nossa entidade empresarial. Isso muito nos orgulha. Estamos com praticamente 80% dos espaços vendidos, o pavilhão 1 todo fechado, com espaços no pavilhão 2 e 3 e faço apelo ao comércio local para que estejam lá. Nossa feira é para mostrar potencialidades na indústria, comércio, agronegócios e serviços. Temos espaço para todos e nada mais importante do que trazermos pessoas, juntar pessoas e empresas para que aconteçam negócios. Desenvolvimento acontece com envolvimento, então, se o empresário não se envolver, ele não vai sair do comodismo dele para levar seu produto ao cliente”, convidou.

O secretário Carlos Mangini, por sua vez, adiantou que a prefeitura já está com várias frentes de atuação dentro do Parque de Exposições. “Iniciamos um trabalho desde janeiro e eu sempre digo que nosso município está vivendo esse bom momento graças a união do poder público com as entidades. Isso reflete na Expovizinhos, onde o nosso prefeito Carlinhos conseguiu buscar aporte de recursos com patrocinadores e isso auxiliou a fazer esse evento com entrada gratuita e sem preços abusivos. Agora, com trabalho da nossa equipe, seja da engenharia que tem vários projetos, vamos fazer as reformas nos pavilhões, com prioridade para os banheiros que sempre são uma dificuldade. Temos que pensar nas mulheres, nos fraldários, nesse bom atendimento. Também estamos pensando na acessibilidade com o nosso departamento de engenharia para que todos possam aproveitar a feira. Tivemos reunião com Copel para ter energia de qualidade, pensamos na distribuição de água e quero citar o Juninho, secretário de agricultura, que trabalha muito para deixar o parque em dia. Já tivemos obras no palco, tiramos tudo que tinha de madeira, fizemos uma laje que dá mais segurança, deixa mais moderno e, de passo a passo, vamos deixar o parque como a população merece. A expectativa é seguir com as obras mantendo o parque aberto, já que elas são mais internas e acredito que quando faltar um mês para a feira, provavelmente, teremos que fechar o acesso para a população, mas tudo isso será informado com antecedência”, conclui.

A Expovizinhos

A Expovizinhos 2025 acontece entre os dias 26 e 30 de novembro e, pela primeira vez na história, terá entrada gratuita todos os dias. Serão quatro shows nacionais que prometem levar milhares de pessoas ao Parque de Exposições - na quarta-feira, 26, a atração será Clayton e Romário; na quinta-feira, 27, o show será com Daniel; na sexta-feira, 28, a boiadeira Ana Castela sobe ao palco da Expovizinhos pela primeira vez; no sábado, 29, tem o show gospel com Thalles Roberto (na Arena Sicredi) e Mateus e Kauan no palco principal; no domingo, 30, teremos as apresentações de talentos regionais.

A feira da indústria, comércio, agronegócio e turismo de Dois Vizinhos é realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Dois Vizinhos, a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) e a Sociedade Rural Vale do Iguaçu (SRVI) com patrocínio máster do Sicredi e patrocínios do Governo do Estado do Paraná, Itaipu Binacional, BRF, Dez Telecom, Vizzari Odontologia e Bem Estar, Pluma, Usisol Energia Solar, Rações Quality, No Ponto Supermercados, Pema Limpeza e Conservação, Gaio Agronegócios e Perfuribel Poços Artesianos. As rádios Educadora FM e Vizi FM e a TV Celinauta são as emissoras oficiais do evento.

Fonte: Assessoria