Geral

Seminário de plantas medicinais reflete saberes e saúde popular

Evento aconteceu na Sociedade Rural Vale do Iguaçu.

Image
  • 09 de Setembro de 2025
  • Foto: Assessoria

  • 19

Na sexta-feira, 5, o restaurante da Casa do Produtor da Sociedade Rural Vale do Iguaçu, localizado no Parque de Exposições, recebeu o Seminário Municipal de Plantas Medicinais, Territorialização da Política Nacional "Plante e Colha Saúde". O evento reuniu autoridades, pesquisadores e comunidade em um diálogo aberto sobre o uso consciente e sustentável das plantas medicinais.

Com o objetivo de estimular a integração dos conhecimentos populares sobre plantas medicinais às políticas de saúde, o seminário destacou a importância do cultivo responsável dessas plantas, reconhecendo seu papel fundamental na qualidade de vida, na valorização dos saberes tradicionais e no desenvolvimento local sustentável.

O evento contou com a presença do Prefeito Carlinhos Turatto, que destacou o compromisso da administração municipal com a promoção da saúde integrativa e a valorização dos saberes tradicionais; de Nilton Tega, secretário geral de governo e presidente da Sociedade Rural Vale do Iguaçu; de Maria de Lourdes Claro da Silva, secretária da Mulher, Idoso e Juventude; do Professor Vicente (UTFPR), que representou a instituição acadêmica; de Mauri Ferreira dos Santos, representando a deputada estadual Luciana Rafagnin; do gestor Marcos Carvalho, responsável pelo Projeto de Plantas Medicinais da Itaipu Binacional, que trouxe uma perspectiva estratégica e de fomento; do deputado estadual Adão Litro; do secretário de Meio Ambiente, Neri Machado, que trouxe o viés da sustentabilidade ecológica; e do Dr. Jair Kotz, coordenador do projeto de Plantas Medicinais da UNIOESTE, responsável por apresentar os fundamentos científicos da territorialização da política nacional.

Durante o seminário, foram discutidos os caminhos para o cultivo, manejo, estudos técnicos e a inserção dessa temática na rede municipal de saúde. Temas como os hortos medicinais, capacitação de profissionais para prescrição segura e ações educativas foram debatidos, em consonância com a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. A iniciativa também dialoga com programas inovadores que antecipam o protagonismo de Dois Vizinhos na área.

Fonte: Assessoria