Pintura do mural já está em andamento na trincheira.
Foto: Assessoria
37
O projeto “Dois Vizinhos, Dois Olhares” está transformando a trincheira da Mário de Barros em um grande mural com cerca de mil metros quadrados. O desenho foi elaborado a partir das experiências e memórias coletadas em oficinas realizadas com jovens, mulheres e idosos. Cada traço e cor aplicados pelos participantes representam aspectos de suas histórias de vida e da relação com a cidade já que o projeto tem o objetivo é registrar coletivamente a identidade de Dois Vizinhos.
A iniciativa foi idealizada pelo coletivo Doce Pequi em parceria com o Departamento de Cultura e a Secretaria de Assistência Social, e partiu de uma ideia simples: ouvir, sentir e pintar. Para isso, foram promovidas oficinas gratuitas de desenho e pintura, onde crianças, jovens, adultos e idosos puderam revisitar suas memórias e traduzi-las em traços e cores.
Em virtude da boa adesão, mesmo com a pintura do mural em andamento, as oficinas seguem sendo realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Durante os trabalhos, os participantes compartilharam relatos e lembranças relacionados à história de Dois Vizinhos. Esses depoimentos compõem a base do conteúdo artístico do projeto. “O projeto demonstra como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para gerar conexões e manter viva a história de uma comunidade através das vozes de seus moradores mais experientes”, avalia a psicóloga Laís Malagutti, que faz parte do coletivo Doce Pequi, criou a metodologia e acompanhou parte das atividades.
Mural histórico
O artista visual Rodrigo Piasecki convida os moradores a participar do processo de pintura do mural. A conclusão da obra está prevista para os próximos 30 dias.
Fonte: Assessoria Adaptada