Santa Catarina registra -4,4ºC na manhã desta segunda

A cidade de Urupema, no Planalto Sul de Santa Catarina, registrou -4,4ºC às 7h desta segunda-feira (14) e com geada.

Image
  • 14 de Maio de 2012
  • 413

A cidade de Urupema, no Planalto Sul de Santa Catarina, registrou -4,4ºC às 7h desta segunda-feira (14) e com geada, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). Neste domingo, Dia das Mães (13), a cidade marcou -5,3ºC, a temperatura mais baixa no município neste ano.

Segundo o instituto, Bom Jardim da Serra também registrou temperatura negativa e geada no horário, atingindo -3,1ºC. Araranguá, no litoral do estado, teve mínima de 3,8°C. Já Itapoá teve o começo de manhã mais quente de Santa Catarina, marcando 16,2ºC.

De acordo com o Epagri/Ciram, a região do Planalto Sul passa por geada e a temperatura no estado deve ficar mais amena a partir desta quarta-feira (16).

Segundo Ana Paula Santos, meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), a queda de temperatura nas regiões Sul e Sudeste é causada pela passagem de uma frente fria que está atualmente no oeste de Minas Gerais e segue sentido leste, em direção ao oceano. “É um fenômeno chamado alta pós-frontal, que abaixa a temperatura após a passagem de uma frente fria”, diz. De acordo com Ana Paula, o frio provocado pelo fenômeno deve se manter nas regiões até, aproximadamente, quarta-feira (16).