Com estoques em baixa, cooperativas fazem racionamento de soja no PR.

Com a estiagem da última safra, boa parte da produção se perdeu e muitas cooperativas estão segurando as vendas porque estão com o estoque baixo.

Image
  • 15 de Maio de 2012
  • 332

O alto preço da soja estimulou a exportação de grãos no Paraná. Contudo, com a estiagem da última safra, boa parte da produção se perdeu e muitas cooperativas estão segurando as vendas porque estão com o estoque baixo.

O presidente da Coopavel, de Cascavel, no oeste do Paraná, Dilvo Grolli, disse que a cooperativa está segurando o máximo de estoques dentro de suas possibilidades de armazenagem. Ele acredita que o Brasil terá de importar o grão este ano.

A cooperativa de Cafelândia, também está fazendo racionamento de soja. A Coopacol recebeu apenas 61% do que estava previsto. De acordo com a diretoria, as vendas de soja e de farelo foram canceladas. Isso porque todo o estoque só é suficiente para que se mantenha até a próxima safra.

Na cooperativa, uma indústria de óleo que operava com capacidade máxima, chegando a esmagar 1.800 toneladas de soja por dia, está parada. A fábrica foi inaugurada no início do ano e o investimento foi de R$ 80 milhões.

Não há risco de faltar o produto no mercado. No entanto, desde o começo do ano, os consumidores estão pagando 12% a mais pelo litro de óleo.