Governador Beto Richa apresenta potenciais do Paraná para embaixadores da União Europeia.

O governador Beto Richa recebeu ontem, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma comitiva formada por 17 embaixadores de países que integram a União Europeia.

Image
  • 15 de Maio de 2012
  • 327

O governador Beto Richa recebeu ontem, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, uma comitiva formada por 17 embaixadores de países que integram a União Europeia.

A missão tem o objetivo de ampliar o intercâmbio comercial e conhecer as oportunidades de negócios que o Paraná oferece para investidores estrangeiros.

Beto destacou a boa relação que o Estado mantém com países europeus na área empresarial e também por afinidade cultural e descreveu as vantagens que o Paraná tem em relação aos demais estados brasileiros, como a qualidade de vida, o clima, a mão-de-obra qualificada e a localização geográfica estratégica.

Beto ainda destacou que a infraestrutura de transporte do Paraná vai receber investimentos em modernização, e disse que o Estado retomou a posição na agenda de investidores graças a uma política inovadora e moderna de incentivos com a criação do programa Paraná Competitivo, que agrega benefícios fiscais com a preocupação com o desenvolvimento sustentável.

Em pouco mais de um ano, de acordo com o governador, o Paraná atraiu investimentos produtivos que chegam a 16 bilhões de reais.

O embaixador da Dinamarca, Svend Nielsen, que coordena a missão diplomática, explicou que o grupo solicitou a visita ao Paraná para conhecer as potencialidades do Estado.

Ele disse que no trabalho de prospecção são analisadas algumas características como a qualidade de vida e da mão-de-obra, a possibilidade de interação das empresas com as universidades, a infraestrutura, a preocupação com o meio ambiente e a abertura da gestão pública para apoiar investimentos.

O Paraná Competitivo e outros projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado foram apresentados aos embaixadores pelos secretários Cássio Taniguchi, do Planejamento; Luiz Carlos Hauly, da Fazenda, e José Richa Filho, da Infraestrutura e Logística. Nas apresentações, os secretários detalharam os aspectos da política fiscal paranaense e explicaram aos diplomatas que os incentivos são concedidos de acordo com critérios como: tipo do empreendimento, tamanho e ramo de atividade; geração de receita e emprego; impacto ambiental; localização e grau de inovação.

A chefe da delegação da União Européia no Brasil, Ana Paula Zacarias, afirmou que o Paraná tem capacidade de ampliar o volume de negócios com os 27 países membros da União Européia.

A comitiva de embaixadores também visitou o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, o Lactec, e o Instituto de Tecnologia do Paraná, o Tecpar.