• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA 107

com

JOAO PAULO DOS SANTOS
Geral

“Nós não comemos os patos”, diz prefeito Carlinhos Turatto ao devolver as aves ao Lago da Paz

Animais haviam sido retirados após registro de gripe aviária no Rio Grande do Sul em 2025.

“Nós não comemos os patos”, diz prefeito Carlinhos Turatto ao devolver as aves ao Lago da Paz
  • 17 de Fevereiro de 2026
  • Foto: Reprodução Facebook.

  • 1122

Na última sexta-feira, 13, o prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto, publicou um vídeo em suas redes sociais, devolvendo os patos que foram retirados no ano passado do Lago da Paz, no Centro Norte, devido a gripe aviária. “Hoje começamos a devolver os patos, aqueles que deram tanta polêmica quando nós recolhemos durante a gripe aviária. Nesta sexta-feira, entregamos oito patos e mais o ganso, e nós vamos entregar no total os 20 animais que nós pegamos aqui no Lago da Paz, só que eles reproduziram e vamos levar outros tantos para outros lagos. Nós não comemos os patos”, disse o prefeito.

Dois Vizinhos é a Capital Nacional do Frango e possui um dos maiores abatedouros de aves da América Latina, além de ser um dos maiores produtores de ovos férteis do Brasil.

A retirada dos patos do Lago da Paz ocorreu em maio de 2025, quando a prefeitura adotou ações preventivas após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O caso foi comunicado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária à Organização Mundial de Saúde Animal, conforme protocolos sanitários internacionais. O registro da doença resultou em restrições temporárias à exportação de carne de frango brasileira por alguns países importadores. Após 28 dias sem novos casos em granjas comerciais, a OMSA declarou encerrado o foco registrado em Montenegro, permitindo a retomada do status sanitário do Brasil.

Fonte: Portal Educadora