• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO
Geral

Obras concluídas no Aeródromo de Cruzeiro do Iguaçu

Autoridades terão audiência em Brasília nesta terça-feira, 3, para apresentar as documentações.

Obras concluídas no Aeródromo de Cruzeiro do Iguaçu
  • 02 de Março de 2026
  • Foto: Assessoria

  • 315

Equipes da prefeitura de Cruzeiro do Iguaçu concluíram, no último sábado, 28 de fevereiro, as obras no Aeródromo de Cruzeiro do Iguaçu. Uma força-tarefa, com cerca de 50 pessoas, trabalhou para a limpeza e pintura do local. Agora uma comitiva da região, ligada ao Consórcio ProCaxias, terá audiência com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em Brasília (DF), na próxima terça-feira, 3 de março. “Concluímos, neste sábado, tudo o que foi pedido pela ANAC e vamos apresentar em Brasília (DF) toda a documentação do Aeródromo do ProCaxias. A pintura foi concluída, tudo o que pediram nós conseguimos terminar e vamos apresentar todas as imagens”, disse o prefeito de Cruzeiro do Iguaçu Jean Cardoso.

A expectativa é que, com a liberação, através de Parceria Público-Privada (PPP), sejam feitos investimentos em hangares e outras estruturas necessárias para o Aeródromo. O prefeito de Dois Vizinhos e presidente do ProCaxias, Carlinhos Turatto, falou sobre os trâmites. “Conseguimos marcar uma audiência e vamos lá lutar por essa liberação. O aeroporto é importante para que empresas como a Ciss, liderada pelo Gilson e pelo Robson, a Piracanjuba, a Mocelin, a Accord ampliem seus investimentos aqui. O dinheiro não vem pela rodovia, vem pelos ares, os grandes investidores não podem perder tempo. Eles não ficam 12 horas viajando de carro. Essa pista está abandonada há muitos anos, ela é fantástica, tem 1,5 mil metros, é do tamanho da pista de Cascavel e vamos lutar para receber voos novamente. Estaremos em Brasília (DF) e vamos conversar sobre a liberação. Vamos ter acesso de asfalto até aqui, vai ser uma facilidade e, graças a Deus, tudo o que estamos sonhando, colocando no papel, está acontecendo”.

História

Pioneiros destacam que a pista de pouso foi construída na região na década de 60 e era utilizada pela Copel para trazer o dinheiro do pagamento aos funcionários da construção da Usina Júlio de Mesquita Filho – que foi inundada na construção de Salto Caxias. O Aeródromo foi oficialmente inaugurado em 2000 como apoio da construção da Usina Foz do Chopim e conta com um terreno de 165 mil metros quadrados e pista de 1500 metros de comprimento por 22 de largura, além de áreas de manobra e estacionamento de aeronaves.

No mesmo ano da inauguração, o espaço foi repassado para a Foz do Chopim Energética e, em 2002, desapropriado e entregue ao município de Cruzeiro do Iguaçu. Em 2011, o município decidiu devolver a área ao Estado, pois não possuía condições de realizar os investimentos para que o aeródromo voltasse a operar. Em 2019, a Secretaria de Administração do Estado do Paraná chegou a lançar edital de concorrência pública para a venda do imóvel, no entanto, isso fez com que empresários e lideranças se mobilizassem para lutar pela reativação. O leilão foi cancelado e, em 2021, o imóvel foi repassado para o Consórcio ProCaxias que passou a encabeçar os projetos de reativação.

Fonte: Portal Educadora