Bom momento da soja aumenta movimentação em Paranaguá.

No primeiro quadrimestre, o terminal paranaense exportou 3 milhões de toneladas de soja, volume 68% superior ao exportado no mesmo período do ano passado.

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  • 22 de Maio de 2012
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A alta do dólar e o preço da saca de soja estão provocando uma corrida dos exportadores aos portos brasileiros, inclusive ao de Paranaguá. No primeiro quadrimestre, o terminal paranaense exportou 3 milhões de toneladas de soja, volume 68% superior ao exportado no mesmo período do ano passado.

Também foram escoadas um milhão e seiscentas mil toneladas de farelos de soja, volume 23% superior ao registrado em 2011.

O dólar está apresentando a melhor cotação dos últimos três anos, ultrapassando o patamar de dois reais pela primeira vez desde julho de 2009. Ao mesmo tempo, o preço pago pela saca de soja em Paranaguá é o melhor da história e já ultrapassou 60 reais.

De acordo com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, quando há um alinhamento de valores positivos no mercado de commodities, as transações comerciais são aceleradas e tem-se uma corrida para os portos. Nesta segunda-feira, 51 navios aguardavam para atracar, 25 no corredor de exportação. Esta situação pode ser observada também nos portos vizinhos.

Em Paranaguá, os navios em espera estão distribuídos em 20 berços de atracação. O Porto conclui a operação de aproximadamente 10 navios por dia, mas o número de embarcações que chegam pode ser superior, num movimento dinâmico que torna variável o período de espera.

O Porto de Paranaguá tem hoje a operação mais versátil de todos os portos brasileiros. No corredor de exportação são oito armazéns interligados ao cais de atracação, seis privados, um público e os armazéns de entreposto do Paraguai.

O sistema permite carregar cargas de diversas empresas, origens ou até países diferentes num mesmo navio, o que assegura que os exportadores busquem a melhor técnica e a racionalização das operações. São fatores que também ajudam a atrair cargas e navios para o Porto de Paranaguá.