A partir de 30 de Junho, todo cidadão brasileiro deverá ter em mãos o Cartão Nacional da Saúde para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
288
A partir de 30 de Junho, todo cidadão brasileiro deverá ter em mãos o Cartão Nacional da Saúde para ser atendido nos locais que prestam serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Até mesmo aqueles que possuem plano de saúde ou habitualmente realizam consultas e outros procedimentos de forma particular devem possuir o Cartão.
Deste dia em diante, em todos os atendimentos feitos em estabelecimentos de Saúde, o usuário terá de informar o número do seu Cartão Nacional do SUS, não importando se o atendimento é pelo Sistema Único, particular ou por plano de saúde. O número será solicitado no ato da admissão do paciente.
O preenchimento do número do Cartão Nacional da Saúde do usuário é obrigatório para o registro dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares nos sistemas de informação do Ministério da Saúde.
Em Palmas Paraná, o departamento de Saúde está fazendo uma campanha para que toda a população faça o cartão. Segundo o diretor do departamento Aldmar Osternack Pedroso (Cacique) o Cacique a partir de 16 de julho haverá uma intensa mobilização no município, com plantão nos final de semana em todas as Unidades Básicas de Saúde e no Posto Central.
Cacique salientou que a determinação é do Ministério da Saúde, ele pontuou ainda que para ser feito o cartão o cidadão deve ter em mãos RG, certidão de nascimento dos filhos e um comprovante de residência.
O Ministério da Saúde decidiu implementar definitivamente a utilização do Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) nos formulários de procedimentos dos pacientes atendidos em estabelecimentos de saúde públicos ou conveniados ao SUS - Sistema Único de Saúde, Desde o dia 1º de março de 2012.