• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO
Geral

Semana Acadêmica de Veterinária da Unisep terá palestras e minicursos sobre gestão, genética e sanid

Evento será entre 18 e 22 de maio com programação voltada à pecuária, pequenos animais, reprodução, tecnologia e animais silvestres.

Semana Acadêmica de Veterinária da Unisep terá palestras e minicursos sobre gestão, genética e sanid
  • 13 de Maio de 2026
  • Foto: Portal Educadora

  • 32

Na próxima semana, entre os dias 18 e 22 de maio, o curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Unisep promove a 19ª edição da Semana Acadêmica. O evento contará com palestras no período matutino e minicursos no período da tarde. O encontro é voltado a estudantes e profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia, com temas que incluem gestão de fazendas e o uso de drones na silagem.

A professora Camila Trenkel, em participação no Programa Sete e Meia, da Rádio Educadora FM, falou sobre a semana acadêmica. “O principal objetivo do evento, falando para a comunidade, é trazer palestrantes, promover networking e integrar a sociedade ao meio universitário. Entre os temas abordados, é muito importante, quando falamos da pecuária, trabalhar o melhoramento genético dos animais. Isso é muito discutido nas propriedades, com a seleção de características desejáveis e, consequentemente, a melhoria da produtividade, tornando a propriedade mais rentável. Outro pilar importantíssimo que vamos trabalhar é a sanidade, ou seja, a saúde do rebanho. Da mesma forma, um dos objetivos também é falar sobre gestão e gerenciamento das propriedades”, disse.

A acadêmica Iara Priscila Bomfim Caldato ressaltou que o evento reúne alunos de diversas instituições de ensino. “Abrimos para alunos de fora, assim como a maioria das universidades abre seus eventos para participação. Temos grande expectativa, principalmente porque, neste ano, recebemos um grande número de calouros e também porque dividimos a programação em assuntos correlatos ao longo do dia. Por exemplo, em um dia falaremos sobre grandes animais e inspeção, em outro sobre pequenos animais e, em outro, sobre animais selvagens. Pela manhã teremos apenas as palestras e, à tarde, os minicursos”, concluiu.

Programação

Na segunda-feira, 18, a abertura oficial acontece às 8h. Em seguida, será realizada a palestra “Anestesia em equinos: fundamentos para o sucesso anestésico”, com a médica-veterinária Alessandra Bordignon. Às 10h30, acontece a palestra “Inseminação artificial em éguas: da teoria à prática clínica”, com Jonatan Cavalli.

Na terça-feira, 19, às 8h15, haverá palestra com o tema “O uso da tomografia computadorizada na medicina de pequenos animais”. Às 9h45, o tema será “Fisioterapia veterinária: além do medicamento, da cirurgia e do convencional”, com Karen Duarte. Encerrando a programação do dia, haverá palestra sobre “Estabilização do paciente politraumatizado”, com Marcos Piazollo.

Na quarta-feira, 20, às 8h15, acontece a palestra “Avaliação andrológica e inseminação artificial em ovinos”, com Miguel Angel Gillién Portugal. Em seguida, às 9h50, será realizada a palestra “Marketing na medicina veterinária”. Depois, ocorre a palestra “Introdução às matrizes de corte: a base da produção de frangos”, com Cleberson Limberger.

Na quinta-feira, 21, a primeira palestra, às 8h15, será com William Larsen, com o tema “Além da clínica: compreendendo os desafios de uma fazenda leiteira contemporânea”. Às 9h50, acontece a palestra “Do campo ao número! Como gerir a fazenda”, com Juarez Tomazzi. Às 11h, será realizada a palestra “Eficiência reprodutiva em bovinos leiteiros: da fisiologia ao resultado na fazenda”, com Eduardo Sarzi.

Por fim, na sexta-feira, 22, às 8h50, a programação contará com a palestra “Reintrodução de animais silvestres na natureza: quando é possível?”, com Juliana Sipp. Às 9h45, acontece a palestra “Patologia respiratória em suínos: da granja à necropsia”, com Maria Eduarda Pogorzeiski. Às 10h30, será realizada a palestra “Desafios da Defesa Sanitária Animal”, com Luiza Coutinho.

Os minicursos são os seguintes: coleta e manipulação de sêmen equino; estabilização de paciente politraumatizado; fisioterapia veterinária: além do medicamento, da cirurgia e do convencional; adestramento canino; uso de drones na silagem e pastagem; “Do campo ao número! Como gerir a fazenda”; eficiência reprodutiva em bovinos leiteiros: da fisiologia ao resultado na fazenda; e contenção de animais selvagens.

Informações e inscrições podem ser obtidas por meio do perfil no Instagram (@vet.xviii).

Fonte: Portal Educadora