17 mil famílias do Paraná deixaram de utilizar o programa Bolsa Família.

Dezessete mil famílias deixaram de receber repasses do programa Bolsa Família, no Paraná, após a última atualização cadastral, iniciada no ano passado e concluída recentemente.

Image
  • 29 de Maio de 2012
  • 346

Dezessete mil famílias deixaram de receber repasses do programa Bolsa Família, no Paraná, após a última atualização cadastral, iniciada no ano passado e concluída recentemente. O número representa 4% do universo atual de beneficiados, que é de 436 mil e 600 famílias.

Para o coordenador de Renda de Cidadania da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Nircélio Zabot, a maioria dos casos de desligamento do programa é de famílias que tiveram melhoria na renda.

No Paraná, 69 mil famílias deveriam fazer a atualização cadastral no início de 2011. Caso contrário, teriam o benefício cancelado. Desse total, 17 mil famílias não se recadastraram. De acordo com Zabot, o processo de atualização cadastral das famílias tem recebido cada vez mais atenção e fiscalização dos municípios e do Ministério de Desenvolvimento Social, revelando assim um retrato cada vez mais fiel da realidade.

O sistema utilizado para concessão do Bolsa Família é o Cadastro Único, que tem prazo de validade de 24 meses. Ao final do período, os dados precisam ser revalidados pelas famílias, sob pena de bloqueio dos benefícios. Caso tenha ocorrido alguma falha no sistema, a família deve procurar os gestores do município onde moram no prazo de 180 dias, para reverter o cancelamento.

Anualmente o Ministério de Desenvolvimento Social também faz levantamento dos cadastros desatualizados. Quando são identificados indícios de contradição nas informações, as famílias são chamadas para corrigir eventuais erros. As auditorias do Ministério têm por objetivo garantir a qualidade das informações cadastrais.