Sessão solene da Câmara de Salto do Lontra aconteceu na noite de quinta-feira, 25 de junho.
Foto: Rádio Independência
12
Com o Centro de Eventos de Salto do Lontra lotado, a Câmara Municipal de Vereadores realizou, na noite desta quinta-feira, 25 de junho, uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Honorário ao deputado federal Nelsi Coguetto Maria, o Vermelho.
A solenidade reuniu autoridades municipais e regionais, lideranças políticas, familiares, amigos, convidados e um grande público, que prestigiou a homenagem concedida ao parlamentar em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e à sua contribuição para o desenvolvimento de Salto do Lontra.
O Título de Cidadão Honorário é uma das mais importantes honrarias concedidas pelo município, destinada a personalidades que se destacam pelo trabalho realizado em benefício da comunidade.
Natural de Francisco Beltrão, Vermelho nasceu em 1º de março de 1959 e possui uma forte ligação com Salto do Lontra. Integrante de uma família tradicional na história política do município, é filho do ex-prefeito João Maria, que administrou a cidade entre 1969 e 1973. Seu irmão, Nery Maria, também foi prefeito, exercendo o mandato de 1997 a 2000.
O próprio Vermelho comandou o Executivo lontrense entre 1983 e 1988, período marcado por importantes ações voltadas ao desenvolvimento do município. Em 2018, foi eleito deputado federal pelo Paraná e, em 2022, conquistou a reeleição. Ao longo dos últimos anos, destinou recursos para Salto do Lontra, contribuindo com investimentos nas áreas de saúde, infraestrutura, agricultura, educação, assistência social, esporte e turismo.
Durante a cerimônia, autoridades destacaram a trajetória política do parlamentar, sua dedicação à vida pública e os investimentos destinados ao município.
O prefeito Fernando Cadore afirmou que a homenagem é justa e representa o reconhecimento de Salto do Lontra àquele que sempre demonstrou compromisso com o município. "É uma satisfação muito grande viver este momento especial. O deputado Vermelho é uma pessoa ilustre, que sempre olhou para Salto do Lontra com muito carinho. Desde muito jovem, quando foi prefeito do município, prestou relevantes serviços à população e, agora, como deputado federal, continua dando uma atenção muito especial à nossa cidade. Em nome da administração municipal, manifestamos nossa gratidão por tudo o que tem feito pelo município. É uma justa e merecida homenagem", destacou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Ravaneli, ressaltou que a homenagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em favor do município. "Esse projeto foi de iniciativa de todos os vereadores e aprovado por unanimidade, em reconhecimento aos recursos que o deputado Vermelho vem destinando para desenvolver nossa infraestrutura rural e urbana, a saúde, a educação, o esporte, o turismo e a assistência social. Todos os setores do município têm sido beneficiados. É uma forma de agradecer a um deputado que tanto contribui com Salto do Lontra. Hoje, oficialmente, ele se torna Cidadão Honorário do nosso município", afirmou.
Emocionado, Vermelho agradeceu a homenagem e relembrou sua trajetória no município, onde iniciou sua vida pública. "Estou muito feliz por receber esta homenagem na cidade que me viu crescer, trabalhar e ingressar na vida pública. Foi aqui que tive a oportunidade de me tornar o prefeito mais jovem do Paraná. Foram anos de muito trabalho e de grandes transformações para Salto do Lontra. Receber este título, aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito, é motivo de enorme orgulho. Essa honraria ficará guardada no meu coração”, disse.
O deputado também reafirmou seu compromisso com o município e destacou que continuará trabalhando para garantir novos investimentos. "Salto do Lontra tem um deputado federal que está sempre presente, buscando recursos e benefícios para melhorar a vida da população. Essa sempre foi a nossa missão, defendendo o municipalismo e trabalhando pelo desenvolvimento da nossa cidade e de toda a região Sudoeste. Ver este Centro de Eventos completamente lotado torna este momento ainda mais especial e emocionante”, finalizou.
Fonte: Rádio Indepedência