Geral

Dois Vizinhos realiza primeiro encontro do Programa Bolsa Cuidador Familiar

Município também criou o Núcleo Municipal de Cuidadores (NUMUC), que dará suporte aos participantes do programa estadual.

Dois Vizinhos realiza primeiro encontro do Programa Bolsa Cuidador Familiar
  • 26 de Junho de 2026
  • Foto: Assessoria

  • 64

A Secretaria Municipal da Mulher, Idoso, Juventude, Migrantes e Promoção da Igualdade Racial realizou, na quarta-feira, 25, o primeiro encontro presencial do Programa Bolsa Cuidador Familiar, reunindo os cuidadores contemplados pela iniciativa do Governo do Paraná. Durante o evento, também foi oficializada a criação do Núcleo Municipal de Cuidadores (NUMUC), desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social. “Estamos aqui para servir às pessoas. Nossa missão, enquanto gestores públicos, é ouvir, acolher e trabalhar diariamente para melhorar a vida da nossa comunidade. Queremos fortalecer políticas públicas que deixem resultados concretos, ampliem oportunidades e façam a diferença na vida das famílias, especialmente daquelas que mais precisam de apoio”, disse Maria de Lourdes Claro da Silva, secretária da pasta.

O encontro contou com a participação da consultora externa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Alzenir de Fátima Brudeck Sizanoski, vinculada à Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). Ela conduziu uma conversa sobre os desafios enfrentados pelos cuidadores familiares e orientou os participantes sobre a rede de apoio disponível. De acordo com a prefeitura, o NUMUC promoverá encontros periódicos com os participantes do programa, oferecendo orientações, troca de experiências, apoio emocional e acompanhamento às famílias que cuidam de pessoas idosas.

Atualmente, Dois Vizinhos é um dos 20 municípios paranaenses selecionados para integrar o projeto-piloto do Programa Bolsa Cuidador Familiar, vinculado ao Paraná Amigo da Pessoa Idosa. As 15 bolsas destinadas ao município já foram preenchidas. Além disso, mais de 35 famílias que atendem aos critérios do programa aguardam a ampliação do número de vagas pelo Governo do Estado.

A implantação do programa envolve diferentes setores da administração municipal. A Secretaria de Assistência Social é responsável pela atualização e acompanhamento do Cadastro Único, enquanto a Secretaria de Saúde realiza visitas domiciliares e auxilia na identificação de idosos em situação de fragilidade por meio das equipes da Atenção Primária e dos Agentes Comunitários de Saúde.

Ao final do encontro, as famílias receberam kits com travesseiro, fronha, lençol e manta, destinados às pessoas idosas atendidas pelo programa. Os materiais foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A Secretaria Municipal orienta que cuidadores familiares que prestam assistência voluntária a pessoas idosas e ainda não participam do programa, realizem o Cadastro Estadual do Cuidador Familiar (https://www.semipi.pr.gov.br/cuidadoresfamiliares) disponibilizado pelo Governo do Paraná. O cadastro tem como objetivo identificar esses cuidadores e subsidiar a ampliação de políticas públicas voltadas ao atendimento da população idosa.

Fonte: Assessoria Adaptada