iPad lidera mercado de tablets; Samsung supera Kindle

A pesquisa da empresa ABI mostrou que a venda total de tablets atingiu 18,2 milhões nos primeiros três meses do ano, o que representa aumento de 185% em relação ao mesmo período do ano passado.

Image
  • 05 de Junho de 2012
  • 301

O iPad da Apple ampliou sua liderança do mercado global de tablets no início de 2012 enquanto o Kindle Fire perdeu espaço após um início promissor, segundo mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira (4).

A pesquisa da empresa ABI mostrou que a venda total de tablets atingiu 18,2 milhões nos primeiros três meses do ano, o que representa aumento de 185% em relação ao mesmo período do ano passado, mas cerca de 33% menos que no último trimestre do ano, um período marcado pela compra de presentes natalinos.

A Apple manteve em 65% de fatia de mercado com a venda de 11,8 milhões de iPad’s, que se viu impulsionado por um modelo de terceira geração e pela redução do preço do iPad 2, segundo afirma o relatório.

A Samsung ficou em segundo lugar com 1,1 milhão de unidades vendidas, ou 6% de participação de mercado, superando a Amazon, que registrou uma queda de 80% no trimestre em suas vendas do Kindle Fire, segundo a ABI.

A empresa especializada em pesquisas de tecnologia não deu números concretos para o Kindle Fire, afirmando que a Amazon não publica dados de venda do dispositivo, mas a pesquisa concordou com outras informações que apontam para a perda do ritmo nas vendas do Kindle nos últimos meses.

Outros fabricantes de tablets, como a Research in Motion (RIM), conseguiu um salto nas vendas de 233% e a Lenovo de 107% em relação ao último trimestre, ajudados por lançamentos de produtos.

Fabricantes como Dell, HP e LG estão redesenhando seus tablets para lançamentos em meados deste ano, utilizando o sistema operacional do Google, Android, ou a plataforma Windows 8, da Microsoft.