Evento tem vasta programação, incluindo, missa celebrada em língua alemã.
Foto: Arquivo/Assessoria
21
Entre os dias 18 e 25 de julho, Sulina realiza a 38ª Festa do Colono e Motorista. A programação reúne atividades culturais, religiosas, gastronômicas e de lazer (veja abaixo). Em entrevista às rádios Educadora e Vizi FM, o prefeito Gilberto João Rossi (PSD) apresentou os principais destaques da programação e convidou a população da região para participar. “Essa é a maior festa de Sulina e queremos convidar a população de toda a região para participar. São vários dias de evento, começando no sábado, 18, com a Meia Trilha Rota das Águas. No domingo, 19, teremos a missa em homenagem ao colono e ao motorista. Será uma missa típica alemã, celebrada pelo arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, que nasceu em Sulina e fará a celebração em alemão. É uma forma de resgatar a cultura alemã, que tem grande força no município. Depois da missa, teremos o almoço típico alemão, com joelho de porco, tripa grossa, a nossa famosa cuca e outros pratos. À tarde, haverá um matinê”, disse.
A programação segue a partir do dia 21 de julho. “Na terça-feira, 21, teremos a Festa das Sementes, em parceria com o Sindicato Rural e entidades ligadas à agricultura familiar. No dia 22 acontece o 13º Encontro Regional da Terceira Idade, com a participação de idosos de diversos municípios da região. Também no dia 22 começa a 6ª Expofeira Sulina, que já se tornou tradicional e segue crescendo. Neste ano, teremos um novo barracão para a feira. A programação continua nos dias 23 e 24 e a grande festa será no dia 25 de julho. Começamos às 6h com a alvorada festiva, roda de chimarrão e apresentação de músicos locais. Depois haverá café colonial, desfile com bênção de veículos, almoço, em que cada família do município recebe um espeto de carne, e, à tarde, shows para encerrar a festa. Devemos assar cerca de quatro mil quilos de carne e esperamos muitos visitantes, já que o evento será realizado em um sábado”, afirmou.
O prefeito também destacou a receptividade da comunidade sulinense. “Nosso pessoal tem a tradição de receber muito bem quem vem de fora. Nosso maior orgulho é o povo sulinense, que é honesto, trabalhador e acolhedor. Temos vários atrativos, a festa é um deles. Esta será a 38ª edição e convidamos todos para participar”, concluiu.
Confira a programação completa:
18 de julho (sábado)
13h – Início da Meia Trilha Rota das Águas no Centro de Eventos
19 de julho (domingo)
9h – Missa Alemã presidida pelo Arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz na Igreja Matriz Sagrada Família
12h – Almoço com comida típica alemã no Centro de Eventos e a tarde matinê promovido pela Igreja Luterana
21 de julho (terça-feira)
9h – Festa das Sementes no Centro de Eventos
22 de julho (quarta-feira)
13h – 13º Encontro Regional da Terceira Idade com animação do Grupo Tchê Capivara no Centro de Eventos
13h – Mini Feira do Produtor e do Turismo no Centro de Eventos
De 22 a 25 de julho – 6ª Expofeira Sulina - Exposição no Barracão Feira e estacionamento do Centro de Eventos
25 de julho (sábado) – 38ª Festa do Colono e do Motorista
6h – Alvorada Festiva com Roda de Chimarrão e Cantores da Nossa Terra
6h – Início do tradicional Café Colonial no Pavilhão da Igreja Católica
8h30 – Desfile com bênção de veículos, máquinas e caminhões, com saída da Antiga Casa
Familiar Rural de Sulina
12h – Grande almoço festivo com churrasco de costela ripa, saladas, cucas e bebidas
13h – Show com Grupo Tchê Capivara
14h30 – Show com Os 4 Gaudérios
17h30 – Show com Alma Latina
20h30 – Show baile com Terceira Dimensão
23h30 – Encerramento das festividades
Fonte: Portal Educadora