Geral

Cerca de 200 alunos da rede municipal participaram do Arraiazinho do Borsatti

Competição celebrou a força do esporte amador de Dois Vizinhos.

Cerca de 200 alunos da rede municipal participaram do Arraiazinho do Borsatti
  • 13 de Julho de 2026
  • Foto: Assessoria

  • 32

Cerca de 200 alunos dos 5º anos da rede municipal de ensino de Dois Vizinhos participaram, nesta sexta-feira, 10, do Arraiazinho do Borsatti – Edição Escolar, realizado na Fazenda Borsatti. A iniciativa proporcionou uma tarde de aprendizado, integração e valorização da cultura popular brasileira por meio de uma programação especialmente preparada para o público infantil.

Durante o evento, os estudantes participaram de brincadeiras típicas, apresentações de forró pé de serra, contação de histórias, literatura de cordel e diversas atividades recreativas inspiradas nas tradições juninas. Toda a programação foi acompanhada por professores e monitores, garantindo segurança, organização e acolhimento aos participantes.

A proposta teve como objetivo aproximar as crianças das manifestações culturais brasileiras de forma lúdica e educativa, proporcionando experiências que complementam o aprendizado desenvolvido em sala de aula e contribuem para a formação integral dos estudantes.

A secretária municipal de Educação, Leda Ferrari, destacou a importância de oferecer vivências que ampliem o conhecimento dos alunos e despertem o interesse pela cultura popular.

“A escola também ensina por meio das experiências. Quando proporcionamos momentos como este, estimulamos a criatividade, a convivência e o contato com as tradições culturais do nosso país, enriquecendo o processo de aprendizagem e tornando o conhecimento ainda mais significativo.”

A secretária também explicou que a participação dos estudantes ocorreu por meio de critérios definidos pela rede municipal de ensino. Entre eles, esteve o desempenho obtido pelos alunos na Prova Paraná Mais, reconhecendo o empenho e a dedicação demonstrados ao longo do processo de aprendizagem.

O organizador do evento, Douglas Borsatti, ressaltou a alegria em receber os estudantes e reforçou a proposta do Arraiazinho. “Nosso objetivo é proporcionar às crianças uma verdadeira imersão na cultura popular brasileira. Cada detalhe foi pensado para que elas aprendam brincando, conheçam nossas tradições e levem para casa uma experiência marcante.”

Além das atrações culturais, os participantes receberam alimentação durante a programação e puderam aproveitar um ambiente preparado especialmente para oferecer momentos de lazer, convivência e aprendizado.

Fonte: Assessoria