Dom Agostinho estava internado no Hospital São Lucas em Pato Branco. O quadro de saúde sofreu alterações nos últimos dias.
465
Faleceu por volta das 6h45min desta manhã com 83 anos, faleceu o Bispo Emérito da Diocese de Palmas/Francisco Beltrão Dom Agostinho José Sartori. Com o quadro de saúde considerado delicado e respirado com a ajuda de aparelhos, Dom Agostinho estava internado na UTI do Hospital São Lucas em Pato Branco desde as 17h da ultima sexta-feira.
Segundo as informações do Bispo Diocesano Dom José Antonio Peruzzo, foram feitos vários pedidos para que Dom Agostinho fosse velado na cidade de Pato Branco, e em seguida o corpo seguirá para Francisco Beltrão e logo após para Palmas onde será sepultado possivelmente amanhã ou na sexta-feira.
Dom Agostinho nasceu em 1929, na localidade de Linha Bonita, hoje município de Ouro (SC). Realizou seus primeiros anos de estudos em Capinzal(SC); estudos secundários no Seminário Capuchinho, em Curitiba. Em Curitiba estudou Filosofia e Teologia. Foi licenciado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma. Foi ordenado padre no dia 15 de agosto de 1952, em Curitiba e nomeado bispo de Palmas, no Paraná, pelo Papa Paulo VI, no dia 16 de fevereiro de 1970. Recebeu a ordenação episcopal no dia 26 de abril de 1970, em Curitiba, Tomou posse solenemente na Catedral de Palmas, em 14 de junho de 1970. Depois de 35 anos de episcopado, desde dezembro de 2005, Dom Agostinho passou a ser o Bispo Emérito a partir da posse de Dom José Antonio Peruzzo, como Bispo Diocesano.