Ação abordou tipos de violência, medidas protetivas e canais de denúncia
Foto: PMPR
18
A 2ª Companhia da Polícia Militar de Dois Vizinhos realizou na tarde desta quarta-feira, 22 de julho, uma palestra sobre feminicídio, violência doméstica e familiar em Boa Esperança do Iguaçu. A atividade foi feita pela equipe Extra Jornada, composta pelo Sgt. Roberto e pelo Sd. Kaiser, atendendo aproximadamente 30 pessoas.
O encontro aconteceu nas dependências da Prefeitura Municipal e teve como objetivo, levar informação técnica e prevenção à comunidade.
Durante a palestra, os policiais abordaram os conceitos e as especificidades dos tipos de violência previstos na Lei Maria da Penha - Lei nº 11.340/2006: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. Também foram explicadas as medidas protetivas de urgência, que podem ser solicitadas pela vítima diretamente à Justiça e incluem afastamento do agressor do lar, proibição de contato e suspensão de visitas.
Outro ponto destacado foram os canais de denúncia e acionamento policial. A PM orientou a população a acionar o 190 em casos de flagrante e o 180 - Central de Atendimento à Mulher - para orientação e registro de denúncias. O Disque 100 e os canais da Delegacia da Mulher também foram divulgados como ferramentas de apoio.
Ao final, foram distribuídos panfletos da campanha de combate ao feminicídio, com informações sobre sinais de alerta e a rede de apoio disponível aos municípios da região.
Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, o Paraná registrou aumento nos registros de violência doméstica nos últimos anos. Ações de conscientização como essa buscam romper o ciclo da violência e estimular que vítimas e testemunhas denunciem.
A Polícia Militar reforça que a prevenção começa com informação e que a denúncia é um instrumento fundamental para proteger mulheres e famílias.
Repórter Islan Roque/Portal Educadora