O Tribunal de Contas (TC) do Paraná divulgou, no fim da tarde de ontem uma lista com os nomes de 1.098 gestores de órgãos públicos cujas contas foram desaprovadas, nos últimos oito anos.
387
O Tribunal de Contas (TC) do Paraná divulgou, no fim da tarde de ontem uma lista com os nomes de 1.098 gestores de órgãos públicos cujas contas foram desaprovadas, nos últimos oito anos. Os dados foram encaminhados ao Ministério Público Eleitoral e estão disponíveis para consulta pública.
Com os dados em mãos, o Ministério Público poderá pedir na Justiça o cancelamento de eventuais candidaturas dos citados na lista. Em outubro deste ano, haverá eleições municipais para prefeitos e vereadores.
Para o Tribunal de Contas, a publicação eletrônica da lista poderá facilitar o trabalho dos juízes que forem julgar as candidaturas, já que também foram divulgados os acórdãos das verificações das contas. Além disso, a lista também mostra se o gestor foi condenado a devolver os recursos públicos ou não.
O TC explica, porém, que as contas podem ser desaprovadas por diversos motivos. Dentre eles, está a ausência ou fracionamento de licitações, não cumprimento de resoluções ou prazos fixados para a entrega de documentos.