Governo do Estado repassou aos municípios paranaenses dois bilhões e 340 milhões de reais, resultantes da soma dos valores do ICMS e IPVA.
310
Entre janeiro e maio deste ano, o Governo do Estado repassou aos municípios paranaenses dois bilhões e 340 milhões de reais, resultantes da soma dos valores do ICMS e IPVA.
O valor corresponde a um aumento de 14,1% sobre os dois bilhões e 50 milhões creditados nos cinco primeiros meses de 2011.
De acordo com informações da Secretaria da Fazenda, o ICMS transferido aos municípios de janeiro a maio somou um bilhão e 780 milhões de reais, superando em 16% o repasse de um bilhão e 530 milhões de reais do mesmo intervalo de 2011.
O ICMS é o mais importante tributo em volume de recursos arrecadados. Do total, 25% são destinados aos municípios, segundo o Índice de Participação dos Municípios.
O valor arrecadado em IPVA é dividido em partes iguais entre o estado e os municípios.
Nos cinco primeiros meses deste ano foram depositados nas contas das prefeituras 568 milhões e 870 mil reais, o que corresponde a um aumento de 8,4% na comparação com o repasse de 525 milhões e 80 mil reais no mesmo período do ano passado. A transferência deste imposto é feita diariamente aos municípios.