• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

EDUCADORA NEWS

com

RENATA PAGNONCELLI
ISLAN ROQUE
ALEXANDRE BAGGIO
WELLINGTON BASSO
Geral

Parlamento Jovem promove posse de estudantes na Câmara de Dois Vizinhos

Projeto visa aproximar os estudantes do legislativo.

Parlamento Jovem promove posse de estudantes na Câmara de Dois Vizinhos
  • 17 de Agosto de 2026
  • Foto: Assessoria

  • 20

Na última quarta-feira, 12 de agosto, o Plenário da Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos foi palco da posse dos estudantes que integram o projeto Parlamento Jovem, iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em parceria com o Núcleo Regional de Educação e a Câmara de Vereadores.

O projeto tem como objetivo aproximar os estudantes do funcionamento das instituições públicas, especialmente do Poder Legislativo, proporcionando uma experiência prática de todo o processo eleitoral. A iniciativa permite que os jovens conheçam, na prática, etapas como alistamento eleitoral, filiação e convenção partidária, registro de candidatura, campanha, votação por meio de urnas eletrônicas, diplomação e, agora, a posse.

Além de compreenderem o funcionamento das eleições, os participantes são estimulados a discutir questões que fazem parte da realidade de suas comunidades e a elaborar propostas que possam contribuir para a busca de soluções para demandas locais.

Tomaram posse como vereadores do Parlamento Jovem os estudantes: Ana Lara Sguissardi Favretto; Ana Luiza Scalabrin; Beatriz Custodio Viba; Darlana Vitória Manica Grando; Eloísa Maria Dalaio; Heloísa Fiorentin; Júlia Fricks Soares; Lucas Gabriel Zago; Maria Luiza de Campos Ferreira da Silva; Micaelly Cristina Kreusch Maciel Duarte; e Murilo Emanoel Reis Santos.

O ato de posse foi conduzido pelo presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Alberton, contando com a presença da vice-presidente Sil da Educação, do chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Dirsio Ferreira da Silva, da professora Terezinha Meurrer, coordenadora do projeto, e da professora Sirlene Pereira Rosa, diretora da Educação Infantil, que representou o prefeito Carlinhos.

Também participaram da solenidade diretores das escolas cívico-militares Leonardo da Vinci e Colégio José de Anchieta, além de estudantes das duas instituições, que acompanharam de perto o momento de posse dos novos parlamentares jovens. A solenidade também foi transmitida pelos canais oficiais do Poder Legislativo.

A programação do Parlamento Jovem terá continuidade já nesta semana, quando está prevista a eleição da Mesa Diretora. Também será realizada uma palestra sobre o funcionamento do Poder Legislativo, com orientações aos vereadores jovens sobre as atribuições da Câmara, o processo legislativo e o papel desempenhado pelos parlamentares.

Fonte: Assessoria