• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

MANHÃ INTERATIVA

com

GIOVANI LIMA
Geral

Escola do Campo da Linha Conrado realiza 1ª Feira da Agricultura Familiar

Evento busca incentivar o empreendedorismo e a permanência dos jovens no campo.

Escola do Campo da Linha Conrado realiza 1ª Feira da Agricultura Familiar
  • 26 de Agosto de 2026
  • Foto: Portal Educadora

  • 5

A Escola do Campo da Linha Conrado, de Dois Vizinhos, realiza durante a manhã e tarde desta quarta-feira, 26 de agosto, a 1ª Feira da Agricultura Familiar, organizada por professores e alunos. Os expositores são as próprias famílias dos estudantes, que apresentam produtos da agricultura familiar, entre eles leite, queijo, salame, mel, frutas, legumas, verduras, pão e cuca. Também estão sendo realizadas uma feira de livros e uma exposição de artesanato.

A diretora Maristela Didone falou sobre a organização do evento. “Esse projeto da feira já estava no papel há vários anos e agora nós resolvemos colocar em prática. Cabe frisar a importância de o aluno permanecer no campo. Temos a intenção de mostrar o empreendedorismo no campo, que ele pode produzir seus próprios produtos, na sua própria casa, na sua própria comunidade. Inicialmente preparamos a exposição para os alunos, mas durante a divulgação convidamos outros expositores e nossos estudantes ficaram empolgados porque conseguem ver que a produção deles se torna lucro e eles podem ser empreendedores desde a idade escolar”, disse.

A professora Salete Chocailo explicou que o objetivo da feira é incentivar que os alunos permaneçam no campo. “Nós precisamos incentivar a Escola do Campo a valorizar os seus trabalhadores e trabalhadoras e precisamos começar com os nossos alunos, mostrando a eles que eles produzem alimentos de qualidade, que eles podem fortalecer essa produtividade e serem grandes empreendedores aqui no campo. Nós sabemos que hoje a grande maioria dos nossos alunos quer um salário momentâneo, uma coisa rápida no final do mês e, com isso, eles buscam evadir-se do campo para a cidade. Então, com esses projetos da agricultura familiar, nós podemos incentivá-los a permanecer no campo. A escola é vida na comunidade. Se o homem e a mulher do campo não plantam, o homem e a mulher da cidade não comem”, disse.

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, Dírsio Ferreira da Silva, destacou a importância da iniciativa. “Aproximar a escola, com o conhecimento científico, da produção é muito bacana, porque precisamos que os nossos estudantes se qualifiquem e permaneçam no campo, trabalhando, produzindo e levando o que nós temos de melhor, que é a alimentação boa para as casas das nossas famílias”, enfatizou.

O prefeito Carlinhos Turatto visitou a feira e elogiou a organização. “É uma feira para mostrar o que a nossa região produz. Temos um município rico, em todos os sentidos, e temos a felicidade de encontrar esses mais de dez expositores. Para que o jovem fique no campo, é preciso ter renda e é isso que está sendo colocado aqui, a importância de incentivar e valorizar os jovens”, disse o prefeito.

O vice-prefeito, Nery Maria, também esteve presente. “A maioria do nosso jovem quer morar na cidade e hoje nós temos uma estrutura completa no interior, com escolas, postos de saúde, asfalto. Então, temos que parabenizar a organização deste evento que é uma maneira de valorizar os jovens e as pessoas do campo”, finalizou o vice-prefeito.

Fonte: Portal Educadora