• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Termina amanhã o prazo para candidatos se inscreverem no Enem

A expectativa do Inep é que o volume de inscrições aumente nesses últimos dias, conforme a demanda observada nos anos anteriores.

Image
  • 14 de Junho de 2012
  • 327

Os interessados em fazer a prova do Enem 2012 devem fazer as inscrições até as 23h59 de amanhã, no horário oficial de Brasília. Elas devem ser feitas pelo site do Inep (órgão responsável pelo exame). O último balanço, divulgado na última terça (12), apontava já haver 4 milhões de inscritos.

Segundo dados do MEC, os Estados com maior número de inscritos eram São Paulo (659.441), Minas Gerais (425.033) e Rio de Janeiro (315.292). A expectativa do Inep é que o volume de inscrições aumente nesses últimos dias, conforme a demanda observada nos anos anteriores.

Todos os estudantes que estiverem concluindo o ensino médio em 2012 em escola pública são automaticamente isentos. Nos demais casos, o participante pode pleitear isenção declarando-se pertencente a família de baixa renda. Para quem não se enquadra, a taxa de R$ 35 deverá ser paga até 20 de junho.

A prova do Enem ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro e será aplicada em 140 mil salas de aula, a partir das 13h, no horário de Brasília.

No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No segundo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.

O gabarito da prova será divulgado no dia 7 de novembro e o resultado em 28 de dezembro.

Em 2011, o Enem teve 5,4 milhões de candidatos, número recorde de inscritos. O governo chegou a anunciar que neste ano haveria duas edições do exame --uma em abril e outra em novembro, mas acabou recuando da decisão.

De acordo com o Ministério da Educação, a realização de duas edições iria sobrecarregar a estrutura logística do exame. A presidente Dilma Rousseff já prometeu que, em 2013, haverá duas edições do exame.