Geral

Simepar prevê muita chuva no Paraná a partir desta quarta-feira

Previsão indica chuva em todas as regiões do Estado entre quarta e sexta-feira.

Simepar prevê muita chuva no Paraná a partir desta quarta-feira
  • 09 de Setembro de 2026
  • Foto: Portal Educadora

  • 95

O Paraná deve ter uma mudança significativa nas condições do tempo a partir desta quarta-feira (9). De acordo com o Simepar, a chuva retorna de forma mais abrangente ao Estado e as áreas de instabilidade devem se espalhar pelas diferentes regiões, com aumento da possibilidade de temporais isolados principalmente durante a tarde. A previsão também indica um período de bastante chuva entre quarta (9) e sexta-feira (11).

A mudança nas condições do tempo está relacionada à intensificação de um sistema de baixa pressão na região do Paraguai e à atuação de ventos de Noroeste, que transportam calor e umidade em direção ao Sul do Brasil.

Na terça, pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas isoladas foram registradas entre o Noroeste e a região Central do Paraná. Na madrugada desta quarta-feira, a chuva ganhou abrangência. No decorrer do dia, a instabilidade aumenta e, principalmente a partir da tarde, cresce o risco de temporais isolados. Entre quinta e sexta-feira, a situação deve ficar ainda mais instável com a formação e o avanço de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil, que deve atravessar o Paraná.

Para Dois Vizinhos, o Simepar prevê 32 milímetros nesta quarta, 100 milímetros na quinta e 42 milímetros na sexta-feira.

A Defesa Civil também emitiu alerta para esta quarta-feira, com possibilidade de fortes temporais isolados. A orientação é para que a população fique atenta às condições do tempo e evite situações de risco durante a ocorrência de tempestades. Em caso de emergência, os telefones são 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros.

O Simepar recomenda que a população acompanhe as atualizações dos boletins meteorológicos e faça o cadastro para receber os alertas da Defesa Civil Estadual. Para isso, basta enviar um SMS para o número 40199, informando no campo da mensagem o CEP da residência. O serviço é gratuito. Os alertas também podem ser consultados no site da Defesa Civil do Paraná.

Fonte: Portal Educadora com Simepar