No sábado, 524 mil e 641 crianças foram imunizadas, o que corresponde a 72% do público-alvo estimado pelo Ministério da Saúde para o Estado.
377
O Paraná foi o Estado que mais vacinou contra a poliomielite no primeiro dia da campanha nacional. No sábado, 524 mil e 641 crianças foram imunizadas, o que corresponde a 72% do público-alvo estimado pelo Ministério da Saúde para o Estado. Neste ano, por decisão do Ministério da Saúde, pela primeira vez as duas doses da gotinha serão ofertadas em apenas uma etapa.
A campanha termina em 6 de julho. No Paraná, a meta é imunizar 95% crianças menores de 5 anos. Segundo dados do programa nacional de imunização, dos 399 municípios, 44 já atingiram a meta.
A vacina está disponível em todas as unidades de saúde das oito horas da manhã às cinco horas da tarde e em unidades volantes, como mercados, praças e shoppings. Todos os locais são estruturados pelos municípios. O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou que a vacinação é importante para manter o vírus da pólio longe do Paraná e do País.
A vacina contra a pólio é segura. Ela é indicada para todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde para que avaliem se devem ou não tomar a vacina.
Crianças com febre acima de 38º, ou com alguma infecção, também devem ser avaliadas por um médico. Ainda não existe tratamento para a pólio e somente a prevenção, por meio da vacina, garante a imunidade.
No Paraná o último caso de paralisia infantil foi diagnosticado em 1986, na Região Metropolitana de Curitiba.