São 197 vagas, às quais podem concorrer bacharéis em Direito com registro na Ordem dos Advogados do Brasil e dois anos de experiência na área jurídica.
350
Estão abertas as inscrições para quem quer prestar o primeiro concurso público para o cargo de defensor público do Paraná. São 197 vagas, às quais podem concorrer bacharéis em Direito com registro na Ordem dos Advogados do Brasil e dois anos de experiência na área jurídica.
Os novos defensores vão substituir os assessores jurídicos que foram contratados por processo simplificado. O cargo terá remuneração inicial de dez mil, seiscentos e oitenta e quatro reais e trinta e oito centavos.
Os dois concursos, autorizados pelo governador Beto Richa no mês de março deste ano, vão garantir a contratação de pessoal efetivo e a interiorização da Defensoria Pública, criada no ano passado, depois de duas décadas de espera. Estima-se que cerca de 90 por cento dos acusados de crimes não tenham condições financeiras para pagar um advogado.
De acordo com a defensora pública-geral do Estado, Josiane Lupion, a contratação de pessoal efetivo vai permitir expandir o atendimento e o acesso à Justiça.
O Concurso Público reserva dez vagas para pessoas com deficiência e 20 para os afrodescendentes. Serão feitas três etapas de provas, sendo uma objetiva, duas discursivas e prova oral e de títulos. As inscrições estão sendo realizadas, exclusivamente, pelo site da Fundação Carlos Chagas, até o dia 27 deste mês.