Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, alerta para a necessidade da manutenção das doações voluntárias de sangue no período do inverno.
378
O Hemepar, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, alerta para a necessidade da manutenção das doações voluntárias de sangue no período do inverno.
Nely Coimbra, assistente social do Hemepar, destacou que com a chegada do frio, a queda no número de hemocomponentes, os produtos obtidos do sangue total por meio de processos físicos, cai em até 40%.
Responsável pelo atendimento de 60% dos leitos vinculados ao SUS, o Sistema Único de Saúde, no Paraná, o Hemepar precisa manter os estoques de sangue em alta. Nely Coimbra enfatizou que, são necessários 150 doadores por dia para manutenção de um estoque razoável para o atendimento aos hospitais. Com a chegada do inverno este número cai para cerca de 80 doadores por dia.
Nely afirmou que para doar sangue basta ter entre 18 e 65 anos, boa saúde, pesar mais de 50 quilos, estar alimentado e portar documento de identidade.
O Hemepar atende de segunda à sexta-feira das sete e meia da manhã às seis e meia da tarde e aos sábados, das oito da manhã às seis da tarde.