• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Sai edital para estudos da ligação da Ferroeste com Mato Grosso do Sul.

O edital representa o primeiro passo concreto para a realização da obra, que o governo do Estado negocia com a União desde o ano passado.

Image
  • 19 de Junho de 2012
  • 336

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, publicou ontem, o edital da licitação para elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ligação ferroviária entre a Ferroeste, em Cascavel no Oeste do Paraná, e Maracaju, no Mato Grosso do Sul.

O edital representa o primeiro passo concreto para a realização da obra, que o governo do Estado negocia com a União desde o ano passado.

O edital também contempla dois trechos da Ferrovia Norte-Sul. O primeiro liga Panorama, no interior de São Paulo, a Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O segundo trecho une Chapecó ao Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Segundo a empresa, nos estudos a serem desenvolvidos no trecho Cascavel-Maracaju deverão ser consideradas, analisadas e registradas informações sobre os estudos já realizados ou em desenvolvimento para os segmentos existentes entre Cascavel e o Porto de Paranaguá e também até o Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

O objetivo é integrar as vias existentes com as que serão construídas, o que exigirá compatibilização de bitolas. De acordo com o edital da Valec, propostas para a elaboração do estudo devem ser apresentadas até às 10 horas da manhã, do dia 7 de agosto, no auditório da empresa, em Brasília. O prazo do contrato será de 18 meses, contados a partir da data da assinatura, podendo ser prorrogado.

A expansão da ferrovia de Cascavel até Dourados e Maracaju, no Mato Grosso do Sul, passando por Guaíra, e de um novo ramal unindo Guarapuava ao Porto de Paranaguá, para solucionar o problema do gargalo logístico existente na antiga linha da Rede Ferroviária Federal, tem a participação da Valec, empresa da União.

O projeto já está em fase de contratação do estudo de viabilidade e conta com o apoio do Governo Federal.