• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SETE E MEIA

com

RENATA PAGNONCELLI

Implantação de ferrovia no Sudoeste do Paraná volta à discussão.

Durante o encontro, Richa Filho ressaltou quais são os corredores ferroviários prioritários para o Paraná.

Image
  • 20 de Junho de 2012
  • 357

A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. publicou na segunda-feira o Edital nº 3/2012 que abre a licitação para contratar a elaboração de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da ligação ferroviária entre a Ferroeste, em Cascavel, Oeste do Paraná, e Maracaju, no Mato Grosso do Sul .

O edital também contempla dois trechos da Ferrovia Norte-Sul. O primeiro liga Panorama, no interior de São Paulo, a Chapecó, Oeste de Santa Catarina, passando pelo território do Paraná. O segundo trecho une Chapecó ao Porto Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

A notícia confirma a informação do diretor de Planejamento da Valec, Josias Sampaio Cavalcante Júnior, que no último dia 12 recebeu, em Brasília, juntamente com uma equipe técnica, o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, e dirigentes da Ferroeste.

Durante o encontro, Richa Filho ressaltou quais são os corredores ferroviários prioritários para o Paraná.

Foi salientada também a necessidade de que o futuro trecho Sul da Norte-Sul passe entre as cidades paranaenses de Cianorte e Campo Mourão, entroncando-se com o terminal da Ferroeste, em Cascavel, e seguindo para o Sul, entre as cidades de Francisco Beltrão e Pato Branco, até Chapecó.