• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Conta de luz ficará 4% mais barata.

A queda deste ano segue a estratégia da Aneel de reduzir a rentabilidade das empresas do setor elétrico, diminuindo o retorno sobre o capital.

Image
  • 20 de Junho de 2012
  • 311

A conta de energia dos paranaenses vai ficar mais barata a partir do dia 24. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem uma redução de 4,11% no valor da tarifa de baixa tensão, destinada aos consumidores residenciais. Na média, considerando todas as classes de consumo, também houve redução, de 0,65%.

O procedimento faz parte da revisão tarifária da Companhia Paranaense de Energia (Copel), que ocorre a cada quatro anos. As novas tarifas são válidas por 12 meses.

A redução média é ligeiramente inferior à proposta inicial da agência, de 0,85%, e que foi discutida em audiência pública no mês de abril.

O valor também não corresponde às previsões da Associação Brasileira de Consumidores de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), que, com base em cálculos próprios, estimava uma queda de 2% na tarifa média da Copel, atualmente de R$ 309,26 por megawatt-hora.

A queda deste ano segue a estratégia da Aneel de reduzir a rentabilidade das empresas do setor elétrico, diminuindo o retorno sobre o capital. Para Fernando Umbria, assessor da diretoria da Abrace, embora o resultado não tenha ficado dentro do esperado, gerou um efeito positivo.