O assunto foi discutido na reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, o Cedraf, nesta terça-feira.
291
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento está negociando com o governo federal a liberação de 62 milhões de reais previstos em seis emendas parlamentares da bancada federal paranaense. As emendas seriam destinadas a ações de desenvolvimento rural.
O assunto foi discutido na reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, o Cedraf, nesta terça-feira.
De acordo com o secretário da Agricultura e presidente do Cedraf, Norberto Ortigara, o Governo do Paraná colocou a contrapartida para garantia dos projetos.
Ele atribuiu as emendas a um trabalho intenso de ação política junto à bancada paranaense no Congresso Nacional e disse que há sinais claros de que algumas das emendas serão executadas.
Uma delas, de caráter coletivo, destina aproximadamente um milhão e quinhentos mil reais para a compra de cinco patrulhas rurais mecanizadas para manutenção e adequação de estradas rurais.
Outra, no valor aproximado de três milhões e setecentos mil reais, refere-se à melhoria no sistema de produção de leite no Norte Pioneiro. As demais tratam de assuntos como a sorologia de animais que participam de cavalgadas; aquisição de tanques resfriadores para a cadeia produtiva do leite; apoio para a implantação de rede de pesquisa e desenvolvimento; e apoio à estruturação das cadeias produtivas do Estado.