Mais de 70 pessoas foram beneficiadas com consultas de Dermatologia e Oftalmologia e receberam kits de proteção solar em ação extensionista realizada em Porto Amboim.
Foto: Assessoria
11
Mais de 70 pessoas com albinismo foram beneficiadas com atendimentos especializados de Dermatologia e Oftalmologia em setembro, no município de Porto Amboim, província do Cuanza Sul, em Angola. A ação também resultou na entrega de 77 kits de proteção solar e integra uma iniciativa de cooperação internacional vinculada à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Dois Vizinhos .
A atividade está relacionada ao trabalho desenvolvido pelo pesquisador Jeremias Panguila, integrante da equipe do Programa Sala Verde nas Ondas do Rio Iguaçu, em colaboração com Itelvina Morais, coordenadora provincial da Associação de Apoio aos Albinos de Angola. A iniciativa busca compreender os impactos das mudanças climáticas sobre as pessoas com albinismo, especialmente em relação à exposição solar, à saúde e às condições socioambientais.
Da pesquisa à ação extensionista
O projeto é supervisionado pela professora doutora Anelize Queiroz Amaral, coordenadora do Programa Sala Verde nas Ondas do Rio Iguaçu, da UTFPR-DV. No âmbito da cooperação Sul-Sul, o programa desenvolve ações de extensão universitária internacional e Educação Ambiental, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre instituições e comunidades do Sul Global.
A ação em Porto Amboim representa uma aplicação prática desse trabalho, aproximando a produção científica das necessidades identificadas no território e contribuindo para a promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas com albinismo.
Os atendimentos especializados foram viabilizados com o apoio da Clínica Sagrada Esperança, que se associou à iniciativa e contribuiu para a realização das consultas. O engenheiro Rui Lopes e sua equipe participaram da execução da ação.
A Socifarma-Angola também foi parceira, garantindo a disponibilização dos 77 kits de protetores solares entregues aos beneficiários. A proteção contra a exposição solar é uma medida importante para pessoas com albinismo, considerando os riscos associados à radiação solar.
Cooperação internacional e direitos humanos
A iniciativa contou com o apoio institucional do administrador municipal de Porto Amboim, Adérito Jorge, e a participação de representantes das instituições integrantes da cooperação Sala Verde: o Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, representado pelo doutor Raimundo Kwaia, e o Instituto Superior de Ciências da Educação de Sumbe (ISCED-Sumbe), representado pelo doutor Joaquim Tavares.
Além da promoção da saúde, o projeto busca contribuir para a compreensão do albinismo a partir da ciência e dos direitos humanos, enfrentando mitos, estigmas e formas de exclusão que ainda afetam essa população.
A iniciativa evidencia o papel da cooperação internacional entre universidades e instituições na construção de ações que articulam pesquisa, extensão e participação social, demonstrando como o conhecimento científico pode contribuir para transformações concretas nas comunidades.
Fonte: Assessoria