A meta é levar água encanada para o interior das residências e acabar com esse problema que afeta há anos os pequenos produtores paranaenses.
420
Comunidades carentes do interior do Paraná que sofrem com falta de água e estiagens serão beneficiadas com a implantação de sistemas públicos de abastecimento em áreas rurais. Na primeira etapa, o governo do Estado – por meio do Instituto das Águas do Paraná – vai investir 11 milhões e 500 mil reais para atender 99 comunidades rurais situadas em municípios com baixo IDH.
De acordo com Márcio Nunes, presidente do Instituto das Águas do Paraná, a meta é levar água encanada para o interior das residências e acabar com esse problema que afeta há anos os pequenos produtores paranaenses.
Até 2014 o governo pretende construir 480 poços captadores de água, a um custo estimado de 58 milhões de reais. Os sistemas estão orçados em 185 mil reais cada um. Desse valor, aproximadamente 70% serão aportados pelo Estado e o restante contrapartida das prefeituras.
Os sistemas de abastecimento público de água serão implantados em áreas de microbacias. O tipo de sistema será determinado de acordo com o IDH do município.
O programa vai aproveitar o grande potencial dos aquíferos subterrâneos existentes no Estado para beneficiar as comunidades com água de qualidade tanto para consumo humano como para os animais.
Segundo Márcio Nunes, além de melhorar a qualidade da vida doméstica nas comunidades, os sistemas permitirão irrigar áreas de plantio e facilitar a limpeza de equipamentos de pequenos produtores de leite.
A assinatura do convênio com os municípios será no próximo dia 12, às 11 horas da manhã, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.