Núcleos de educação são orientados como prevenir gripe A em escolas.

A Secretaria da Saúde também disponibilizou materiais educativos para todas as escolas do Estado. São orientações sobre medidas preventivas e o tratamento da gripe.

Image
  • 28 de Junho de 2012
  • 389

A Secretaria Estadual da Saúde anunciou que não há necessidade de suspender as aulas escolares em decorrência do aumento de casos de gripe A (H1N1) no Paraná.

O anúncio foi feito durante webconferência de técnicos da Secretaria e de infectologista com núcleos regionais de educação.

Na ocasião, professores e dirigentes escolares receberam orientações de como prevenir a gripe nas escolas. Sezifredo Paz, superintendente de Vigilância em Saúde, ressaltou que a situação atual que o Estado vive é diferente da enfrentada durante a pandemia de 2009.

Sezifredo disse que o calendário escolar deve ser mantido e todas as escolas devem adotar rotinas sanitárias para diminuir os riscos de circulação do vírus.

Algumas das medidas são uso de copos descartáveis em bebedouros e manter álcool gel disponível em corredores e refeitórios, além da higienização pessoal.

Ângela Maron, coordenadora da Sala de Situação da Gripe, disse que não há motivos para pânico, pois a gripe A é agora uma doença sazonal, assim como outros tipos de gripe.

Como orientação, os professores devem se manter alertas durante as aulas e comunicar ao município qualquer caso suspeito de gripe em alunos ou outros funcionários da escola.

A Secretaria da Saúde também disponibilizou materiais educativos para todas as escolas do Estado. São orientações sobre medidas preventivas e o tratamento da gripe.

No site da secretaria há orientações sobre cuidados para não contrair a doença. A gravação da webconferência também está disponível na internet.