Governador libera convênios para obras de pavimentação em 13 municípios.

Nas cidades de Umuarama, Vitorino, Dois Vizinhos, Santo Inácio, Sertaneja, Salto do Lontra e Apucarana vão ser realizadas obras de recuperação e pavimentação asfáltica.

Image
  • 05 de Julho de 2012
  • 313

O governador Beto Richa autorizou nesta semana a liberação de oito milhões e setecentos mil reais para obras de pavimentação com pedras irregulares e recuperação asfáltica em 13 municípios do Estado.

Os recursos serão repassados por meio de convênio entre as secretarias de Infraestrutura e Logística e Desenvolvimento Urbano com as prefeituras, que oferecem contrapartida financeira equivalente a 20% do investimento total, em média.

Segundo o governador, as obras são de infraestrutura que servem para desenvolver todas as regiões do estado. As obras de pavimentação poliédrica serão executadas nos municípios de Chopinzinho, na localidade de Santo Antônio, e Céu Azul, na estrada que liga a BR-277 até Nova União. Nas cidades de Umuarama, Vitorino, Dois Vizinhos, Santo Inácio, Sertaneja, Salto do Lontra e Apucarana vão ser realizadas obras de recuperação e pavimentação asfáltica. Desde janeiro de 2011, o governo estadual já repassou 402 milhões de reais em recursos destinados a obras de infraestrutura urbana e equipamentos para os municípios paranaenses.

Somente em financiamentos por intermédio do Serviço Social Autônomo Paranacidade foram liberados duzentos e oitenta e quatro milhões e seiscentos mil reais.

A maior parte dos recursos tem sido para pavimentação, já que 90% dos municípios do Paraná não possuem estrutura própria para asfaltar ruas.

Para o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, a expectativa é elevar os números atuais de investimentos.

Para auxiliar os municípios, o governo liberou, a fundo perdido, 73 milhões de reais para 261 municípios recapearem ruas e avenidas com recursos do programa de Recuperação Asfáltica, o Recap.

Além de destinar recursos para pavimentação, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e o Paranacidade, em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul disponibilizaram 45 milhões de reais para compra de equipamentos rodoviários para a recuperação de vias urbanas e estradas rurais. Este programa deverá beneficiar 70 municípios paranaenses.

Com relação à recuperação de rodovias estaduais, o governo elaborou o Programa Estadual de Recuperação e Conservação de Estradas, sob a coordenação do Departamento de Estradas de Rodagem, o DER, que investirá 841 milhões de reais em obras nos próximos dois anos.