A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite atingiu a meta de vacinar 95 por cento das crianças de zero a cinco anos.
285
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite atingiu a meta de vacinar 95 por cento das crianças de zero a cinco anos.
o todo, 13 milhões e 400 mil crianças dessa faixa etária anos receberam as duas gotinhas que garantem a imunidade contra a paralisia infantil. Em 15 estados a meta foi atingida. Nos outros, a vacinação poderá continuar.
O Ministério da Saúde repassou 21 milhões e 200 mil doses da vacina para as secretarias estaduais e municipais de saúde. Mesmo que a campanha tenha sido encerrada em muitos estados, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que é muito importante as mães cumprirem o calendário de vacinação dos filhos.
A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa que atinge principalmente crianças de até cinco anos. É caracterizada por paralisia principalmente nas pernas.
A transmissão ocorre pelo vírus, que entra pela boca e é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada.
Falta de higiene e de saneamento em casa, além de concentração de muitas crianças em um mesmo local favorecem a transmissão. Desde 1989, o Brasil não registra nenhum caso da doença.