Município participa de discussão sobre gestão de resíduos sólidos urbanos.

O primeiro encontro aconteceu na cidade de Guarapuava e reuniu 52 municípios; e o segundo em Toledo, com a presença de representantes de 86 municípios paranaenses.

Image
  • 18 de Julho de 2012
  • 313

Recentemente, representantes do município de Dois Vizinhos participaram, em duas oportunidades, de eventos que discutiram critérios técnicos para a elaboração do Plano de Regionalização da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos do Estado do Paraná.

O primeiro encontro aconteceu na cidade de Guarapuava e reuniu 52 municípios; e o segundo em Toledo, com a presença de representantes de 86 municípios paranaenses. O gerenciamento das oficinas nesta primeira fase ficou por conta da SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Paraná e do MMA – Ministério do Meio Ambiente, em cumprimento ao disposto na Lei Federal que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (12.305/2010); na Lei do Saneamento Básico (11.445/2007); na Lei de Educação Ambiental (9.705/199) e na Lei que trata dos Consórcios Públicos (11.107/2005). As oficinas acontecem nas sedes regionais de entidades representativas como AMSOP, AMOP, AMOCENTRO, ANCESPAR, CANTUQUIRIGUAÇU e AMSULPAR, entre outras. Os encontros contam com a presença de representantes das Associações Municipais, Gestores Públicos Municipais e Estaduais, Ministério Público, empresas públicas e privadas, universidades, entidades sociais, órgãos de classe, ONGs , Comitês de Bacias, Consórcios Públicos e movimentos sociais organizados.

Dois Vizinhos – destaque no cenário regional quanto à organização, tratamento e disposição final de resíduos sólidos – foi representado pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Diego Borsatti; pelo geógrafo Clair Antonelo e pelo estagiário Jackson Chitolina. O próximo passo da discussão será a definição de onde serão implantados os sistemas de tratamento de resíduos sólidos, o que deverá ocorrer até o final do mês de agosto.

 

Fonte: Assessoria de imprensa