A Secretaria Estadual de Saúde distribuirá equitativamente as doses aos municípios e orientará quais grupos deverão ser atendidos.
284
O Paraná receberá mais 400 mil doses de vacina contra a gripe na próxima quinta-feira. A informação foi confirmada pelo superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, durante reunião realizada pelo Ministério da Saúde, para o enfrentamento da gripe nos três estados do Sul.
A Secretaria Estadual de Saúde distribuirá equitativamente as doses aos municípios e orientará quais grupos deverão ser atendidos.
Sezifredo Paz enfatizou que será definido quais os grupos que poderão ser contemplados com as novas doses.
A vacina é a mesma oferecida durante a campanha de vacinação que ocorreu em maio e junho e protege contra os três vírus influenza que mais circulam no país: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. A estimativa de proteção da vacina é de um ano.
Desde o início da campanha, o Paraná já recebeu mais de dois milhões e duzentas mil doses para imunizar idosos, crianças de seis meses a dois anos, gestantes, trabalhadores de saúde, indígenas e outros grupos de risco definidos pela Secretaria da Saúde em acordo com os municípios.
Mesmo com a chegada das novas doses, a Secretaria reforça que a principal estratégia de enfrentamento é a oferta do antiviral Oseltamivir para todos os pacientes com suspeita de síndrome gripal.
O medicamento, se administrado em até 48 horas, pode evitar o agravamento do quadro clínico e a morte. A Secretaria da Saúde disponibilizou mais de 150 mil tratamentos com o medicamento e possui quantia equivalente em estoque para continuar abastecendo as secretarias municipais de saúde e hospitais.
Segundo o superintendente, o medicamento é gratuito e o cidadão poderá ter acesso a ele com a receita médica.
Além disso, a população deve manter as medidas preventivas para evitar a gripe e outras doenças, como manter os ambientes arejados, lavar as mãos com água e sabão sempre que tossir ou espirrar e antes de comer, cozinhar ou tocar olhos, nariz e boca, utilizar o álcool gel para desinfetar as mãos, entre outros hábitos de higiene.