Convênio assegura recursos para política habitacional do Paraná.

O convênio estabelece a união entre entidades para a liberação de financiamentos para moradias para a população de baixa renda.

Image
  • 23 de Julho de 2012
  • 255

O acordo de cooperação e parceria entre o Governo do Estado, Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil que será assinado nesta segunda-feira, em Curitiba, deve assegurar recursos suficientes para viabilizar o programa Morar Bem Paraná, cuja meta é atender 110 mil famílias até 2014, no campo e na área urbana dos municípios paranaenses.

O convênio estabelece a união entre entidades para a liberação de financiamentos para moradias para a população de baixa renda.

A Cohapar tem assegurados 1 bilhão de reais para oferecer em contrapartida à verba federal. No evento o governador Beto Richa assina decreto que regulamenta a Lei Estadual, através da qual o Governo do Estado, por intermédio da Cohapar, vai garantir subsídio para que famílias com baixa renda possam comprar a casa própria.

Pela lei, o poder executivo está autorizado a conceder subvenção de até 5 mil reais por unidade de programas habitacionais de interesse social.

Com o convênio com os órgãos federais, serão beneficiadas 70 mil famílias. Com a aprovação da lei, a Cohapar já assinou convênios com 197 municípios para construção de 11.700 unidades habitacionais nas modalidades urbanas, além de atender famílias indígenas, agricultores e pescadores.

Além do governador Beto Richa, assinam o termo o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, e gestores da Caixa e Banco do Brasil.