Para oferecer o medicamento à população, o Ministério da Saúde vai investir 130 milhões de reais por ano.
273
O Ministério da Saúde vai oferecer pelo Sistema Único de Saúde o medicamento Trastuzumabe, um dos mais eficientes no combate ao câncer de mama. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, lançado no ano passado, pela presidenta Dilma Rousseff. Para oferecer o medicamento à população, o Ministério da Saúde vai investir 130 milhões de reais por ano.
A expectativa é de que o remédio beneficie 20 por cento das mulheres com câncer de mama em estágios inicial e avançado. Além disso, o novo medicamento diminui em 22 por cento o risco de morte de mulheres com a doença e ainda reduz as chances de o câncer voltar, como explica o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O câncer de mama é o segundo mais comum no mundo e o mais frequente entre as mulheres, com uma estimativa de mais de um milhão de novos casos a cada ano. A doença mata quase 500 mil pessoas por ano em todo o mundo.
A partir da publicação, nesta semana, no Diário Oficial da União, o SUS tem prazo de 180 dias para começar a oferecer o Trastuzumabe á população brasileira.