Horto municipal disponibiliza mudas para reflorestamento e ornamentação

A produção de mudas é constante no horto municipal, para que todos possam ter acesso sempre que necessário, de acordo com as normas técnicas para garantir a qualidade das mudas.

Image
  • 25 de Julho de 2012
  • 355

As pessoas interessadas em obter mudas de espécies nativas, ornamentais e para sombra, devem retirar autorização junto à Secretaria Municipal de Agricultura. De acordo com a engenheira agrônoma Adriana Martinelli, responsável técnica pelo horto municipal, estão sendo disponibilizadas 7.300 mudas de árvores nativas e 3.100 para sombra.

As mudas nativas são próprias para reflorestamento de APPs (Áreas de Proteção Permanente) e reservas legais, para utilização como quebra-vento para aviários e proteção de fontes. Para estas finalidades existem mudas de espécies como cedro, jangada, aroeira, cerejeira, guajuvira, angico e dracena, entre outras. Já para sombra, estão disponíveis mudas de canela, plátano, fícus e legustre. Para ornamentação de jardins e calçadas, as plantas indicadas são hibisco, azaléia, pingo-de-ouro e roseiras.

Adriana Martinelli lembra que é importante evitar o plantio em períodos de geada ou calor intenso. A época ideal são os meses de agosto, setembro, outubro, março e abril.

A produção de mudas é constante no horto municipal, para que todos possam ter acesso sempre que necessário, de acordo com as normas técnicas para garantir a qualidade das mudas. De posse da autorização, o interessado deve se dirigir ao horto municipal e retirar as mudas com Osmar Campanha da Silva, funcionário responsável pelo local. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3536-8820.