É uma ferramenta que vai permitir um melhor gerenciamento de leitos, exames e consultas especializadas na rede pública de saúde do Estado.
248
A Secretaria de Estado da Saúde lançou ontem, o Sistema Estadual de Regulação “Saúde para todo Paraná”. É uma ferramenta que vai permitir um melhor gerenciamento de leitos, exames e consultas especializadas na rede pública de saúde do Estado.
O governo do Paraná está investindo cerca de 30 milhões de reais na aquisição e na implantação do sistema, que foi adaptado às necessidades do Estado e é único no Brasil. Com ele, é possível fazer o agendamento pela internet de consultas especializadas eletivas, exames e a oferta de leitos hospitalares, inclusive de UTI.
Também será possível a emissão de Autorizações de Internação Hospitalar e de procedimentos de alta complexidade, além do controle físico e financeiro dos procedimentos autorizados e a emissão de relatórios sobre as necessidades dos usuários.
Segundo a superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria, Márcia Huçulak, a criação da ferramenta faz parte do compromisso do governo de aprimorar os serviços na área da saúde.
Nesse primeiro momento, a ferramenta estará disponível para os 45 municípios das regiões de Paranaguá, Região Metropolitana de Curitiba e União da Vitória, o que corresponde a cerca de um terço da população paranaense, e em oito hospitais.
A partir de setembro deste ano, ela será implantada nas demais regiões de saúde do estado. O acesso ao sistema já está disponível na página da Secretaria da Saúde do Paraná. As consultas especializadas já podem ser agendadas pelos municípios. No dia primeiro do mês que vem, inicia-se o processo da regulação dos leitos.