A confirmação dos contratos aconteceu durante a abertura do Fórum de Presidentes das Cooperativas Paranaenses, em Curitiba.
282
O governador Beto Richa, o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e o vice-presidente e diretor financeiro do BRDE, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Jorge Gomes Rosa Filho, anunciaram a liberação de 335 milhões e 500 mil reais em financiamentos para 14 cooperativas do Paraná.
Os recursos serão aplicados no desenvolvimento de tecnologias e em projetos para melhorar as estruturas de armazenagem, logística e industrialização. A confirmação dos contratos aconteceu durante a abertura do Fórum de Presidentes das Cooperativas Paranaenses, em Curitiba.
O governador Beto Richa lembrou que o cooperativismo agrega no Paraná mais de 600 mil produtores e gera em torno de um milhão e meio de empregos.
Além do apoio direto às cooperativas, Beto Richa destacou as ações desenvolvidas pelo governo estadual na área de infraestrutura, que refletem diretamente em benefícios para o meio rural.
Entre elas estão as licitações para executar as obras de conservação dos 12 mil quilômetros da malha rodoviária estadual, a compra de 380 equipamentos para a readequação das estradas rurais, e a modernização do Porto de Paranaguá para melhorar o escoamento da produção.
O presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, afirmou que o Governo do Estado é um importante parceiro no desenvolvimento da economia paranaense. De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, as cooperativas agroindustriais recebem e processam a metade da produção agropecuária do Paraná.
Durante a abertura do Fórum, o BRDE anunciou a doação de 900 mil reais, por 15 cooperativas estaduais, ao Programa Modernizando a Gestão Pública, do Governo do Estado.
O programa tem como foco a melhoria no controle das despesas estaduais e é desenvolvida em parceria com o Movimento Brasil Competitivo.
O Fórum de Presidentes das Cooperativas Paranaenses promoveu palestras sobre o setor, e homenagens pela passagem do Ano Internacional das Cooperativas, escolhido pela Organização das Nações Unidas para ser comemorado neste ano.