O secretário Norberto Ortigara estará no município, nesta sexta-feira, para dar posse ao novo chefe do núcleo, o engenheiro agrônomo Vinicius Deotan Coletti.
315
O aumento da procura pelos serviços da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento levou à criação do 22.º núcleo regional, que será instalado em Dois Vizinhos. O secretário Norberto Ortigara estará no município, nesta sexta-feira, para dar posse ao novo chefe do núcleo, o engenheiro agrônomo Vinicius Deotan Coletti.
A lei que permite a criação da unidade foi sancionada pelo governador Beto Richa, no dia quatro do mês passado.
São atribuições de um núcleo regional da Secretaria da Agricultura a coordenação da execução de programas e ações, facilitar o desempenho da parte técnica e agilizar o processo e decisões da Secretaria na região, onde vive o agricultor e está instalada a agroindústria.
Segundo Vinicius Deotan Coletti, o desmembramento vai desafogar o trabalho do núcleo regional de Francisco Beltrão, que contava com 27 municípios, e vai dar mais agilidade ao trabalho que tem que realizado pela Secretaria, na região de Dois Vizinhos, que está despontando como o terceiro polo do Sudoeste..........2096
O novo núcleo vai envolver mais seis municípios que foram desmembrados do núcleo regional de Francisco Beltrão. Ele nasce com destaque nas lavouras de grãos, agroindústria e produção de leite.
A produção de leite na região conta com produtores tecnificados que trabalham com boa genética e produtividade elevada. O setor agropecuário na região vem se beneficiando da geração de conhecimento do campus de Ciências Agrárias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Dois Vizinhos.
Em Dois Vizinhos está sediada a maior unidade da Brasil Foods para abate de frangos da América Latina. Atualmente são abatidas 600 mil aves diariamente e em breve, serão mais de um milhão de abate de aves diariamente nessa unidade.
Vinicius Deotan Coletti é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Pato Branco e está concluindo o mestrado em Desenvolvimento Regional, também pela UTFPR em Pato Branco.