Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) são vinculados ao Andes, que não aceitou a proposta.
391
A greve dos professores das instituições federais de ensino deve continuar no Paraná, mesmo com a assinatura do acordo entre a Federação dos Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes) e o Ministério do Planejamento.
Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) são vinculados ao Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes), que não aceitou a proposta.
No Paraná, apenas os professores do Instituto Federal do Paraná (IFPR) são representados pelo Poifes em nível nacional.
No estado, a categoria é representada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (Sindiedutec).
Na terça-feira (31), as sete instituições de ensino vinculadas ao Proifes realizaram um plebiscito local com os professores para saber a opinião dos docentes sobre a proposta do governo. Os professores do IFPR rejeitaram a proposta, mas a maioria dos docentes que votaram pelo Proifes (74%) aceitou o acordo.