No Paraná, estatísticas mostram que os homens vivem em média seis anos menos que as mulheres.
341
No Brasil, a cada cinco mortes de adultos com idade entre 18 e 30 anos, quatro são de homens. A predominância dos homens nessa estatística deve-se a dois fatores principais: a violência e a pouca atenção à saúde.
Para tentar reverter o quadro e alertar a população masculina para a manutenção de hábitos saudáveis, o Governo do Paraná instituiu, em uma lei de março deste ano, o “Agosto Azul”, mês dedicado a fortalecer as ações de prevenção e promoção da Saúde do Homem.
No Paraná, estatísticas mostram que os homens vivem em média seis anos menos que as mulheres. Em 2010, as causas externas, como os acidentes de trabalho, foram responsáveis por 41 por cento das mortes de homens adultos no Estado.
A segunda causa de morte mais frequente está relacionada às doenças cardiovasculares, seguidas das diferentes formas de câncer. Este será o primeiro ano da mobilização do Agosto Azul, que seguirá os moldes do Outubro Rosa, dedicado a promover mundialmente ações preventivas do câncer de mama.
Segundo o coordenador estadual da Política da Saúde do Homem da Secretaria da Saúde, Rubens Bendlin, o objetivo é promover ações que ajudem a melhorar a saúde do homem.
Rubens destacou ainda que exames simples estão disponíveis na rede pública de saúde do Estado e podem identificar doenças ainda nos estágios primários.
Durante o todo este mês, serão promovidas atividades como audiência pública, debates, oficinas, feiras de saúde e atividades culturais de conscientização.
Cerca de 200 mil materiais educativos foram produzidos e estarão à disposição na próxima semana. Os interessados em apoiar o Agosto Azul podem retirar os cartazes e panfletos em uma das 22 regionais de saúde do todo o Estado.
A Copel também vai divulgar em quatro milhões de contas de luz uma mensagem educativa sobre a saúde do homem. A campanha será estendida ainda para cerca de nove mil funcionários pela intranet.
Na próxima quarta-feira, dia oito, será lançado pelos Correios o selo comemorativo do Agosto Azul. O evento vai marcar o início oficial das atividades e vai acontecer na Assembleia Legislativa do Paraná, às nove horas da manhã.
Em dois vizinhos a campanha será realizada no dia 10 de agosto no clube de idosos do centro Sul, a partir da 14 horas com palestra e coleta de sangue para a realização de exames de PSA.