• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

EDUCADORA NEWS

com

WELLINGTON BASSO
ALEXANDRE BAGGIO
RENATA PAGNONCELLI
ISLAN ROQUE

Paraná Alfabetizado inicia atividades e deve atender 60 mil pessoas este ano.

Desde que foi criado, o programa já atendeu 464 mil pessoas e a meta para este ano é atender mais 60 mil.

Image
  • 03 de Agosto de 2012
  • 328

Começaram em todo o Paraná, as atividades das turmas do Programa Paraná Alfabetizado, que atende pessoas com idade superior a 15 anos que não sabem ler ou escrever. Desde que foi criado, o programa já atendeu 464 mil pessoas e a meta para este ano é atender mais 60 mil.

Ana Francisca de Araújo, de 68 anos, frequenta as aulas na Associação de Moradores do Jardim Petrópolis, no bairro Uberaba, em Curitiba. Ela conta que estar aprendendo a ler e escrever é a realização de um sonho.

A intenção é que, após concluírem o programa, os participantes do Paraná Alfabetizado continuem os estudos, seguindo para a Educação de Jovens e Adultos Fase I, que equivale ao ensino fundamental e Fase II, o ensino médio. Ana Francisca enfatizou ainda que a vida dela mudou completamente depois do aprendizado.

Segundo a coordenadora de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação, Maria Cristina Rigon, a perspectiva do programa é inserir os alfabetizandos no mundo da leitura para que tenham acesso à escolarização e continuem os estudos.

Para a alfabetizadora Tatiana Brugesff Carpinelli, ensinar as pessoas a ler e escrever é gratificante.

O Programa Paraná Alfabetizado, é uma ação do governo do Estado do Paraná, coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Ministério da Educação, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, Programa Brasil Alfabetizado, prefeituras e sociedade civil. Atualmente o Estado tem uma taxa de analfabetismo de 6,29%.