Num jogo em que o time de Mano Menezes não repetiu as boas atuações da primeira fase, brilhou a estrela de quem ainda precisava desencantar nas Olimpíadas: Leandro Damião.
282
A vitória do Brasil sobre Honduras foi mais difícil do que o prestígio internacional das duas equipes no mundo do futebol poderia sugerir. Mas no fim, depois de estar duas vezes atrás no placar, e jogando com um a mais desde o primeiro tempo, o Brasil venceu Honduras por 3 a 2, em Newcastle, e avançou à semifinal dos Jogos Olímpicos de Londres, mantendo vivo o sonho da inédita medalha de ouro para o futebol pentacampeão mundial. Num jogo em que o time de Mano Menezes não repetiu as boas atuações da primeira fase, brilhou a estrela de quem ainda precisava desencantar nas Olimpíadas: Leandro Damião marcou duas vezes e sofreu o pênalti que originou o gol de Neymar.
Na semifinal, terça-feira, o Brasil vai enfrentar a Coreia do Sul, que derrotou a Grã-Bretanha nos pênaltis, por 5 a 4, após empate em 1 a 1 (gols de Ji Dongwon e Aaron Ramsey) no tempo normal e na prorrogação. As oito primeiras cobranças, quatro de cada lado, foram convertidas. Até que Daniel Sturridge perdeu sua cobrança, defendida pelo goleiro coreano, para desapontamento dos mais de 70 mil torcedores britânicos presentes ao estádio em Cardiff. Na sequência, Ki Sungyueng bateu bem e marcou o gol que levou a Coreia do Sul à semifinal.
A outra semifinal, também na terça, será entre México e Japão. Os mexicanos venceram Senegal por 4 a 2 na prorrogação e o Japão derrotou o Egito por 3 a 0.